terça-feira, 30 de outubro de 2012



Dia da Igreja Luterana Protestante
Dia 31 de Outubro considerado o dia da Reforma  da Igreja que teve
como resultado a criação da nova Igreja, liderada por Martin Luter.
Martin Luter nasceu a 10 de novembro de 1483 e foi batizado no dia seguinte, na igreja de Eisleben, na Turingia, Alemanha, recebendo o nome do santo do dia, o que era usual na época.
O menino Martin começa a estudar na escola eclesiástica de Mansfeld e aos 14 anos deixa a casa paterna para continuar seus estudos em Magdeburg onde segue os cursos da escola dos Irmãos da Vida Comum.  Foi com os Irmãos da Vida Comum, partidários de uma reforma religiosa da Igreja e preocupados com a formação de seus alunos, que Luter travou conhecimentos com a Bíblia.
Em 1501, Martin Luter entra na Universidade de Erfurt, para estudar direito, segundo o desejo de seu pai.  Contudo, Martin tinha pouca simpatia pela carreira das leis e, ainda que tenha sido um estudante sério e dedicado,não foi muito brilhante
Na Páscoa de 1503, quando já estudava em Erfurt, havia dois anos, ele foi a Mansfeld visitar a família.  Durante a viagem feriu-se gravemente com a espada, que os estudantes universitários usavam habitualmente.  Este ferimento quase lhe causou a morte. Vendo-se perdido, invocou a proteção da Virgem Maria e sua cura e salvação serviram para acelerar o processo interior que se desenvolvia nele.
No dia 2 de julho de 1505, quando Martin Luter regressava a Erfurt depois de uma longa visita a seus pais, foi surpreendido na floresta de Stotterheim, perto do lugar onde dois anos antes se feria involuntariamente com a espada, por uma violenta tempestade. Diante da morte iminente, Martin invocou o auxilio de Santa Ana e fez-lhe a promessa de tornar-se monge, caso escapasse com vida do perigo.
         (continua.....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário