quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Familia Pioneira

           Continuação Fundação de Porto Feliz  (escrita por Arno Koelnn)

            Tornara-se necessária a presença de um administrador responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos, direção dos negócios da medição de terras, construção de casas e estradas, assim como a organização do complicado sistema de transportes da inipiente colonização.
         Numa reunião de professores em Ijuí Faulhaber conhecera o jovem professor Ricardo Brüggemann. Esse professor mudou-se depois para Neu-Wittemberg onde passou a trabalhar como agrimensor na Empresa de Colonização desta localidade.  Bastante consciencioso, de grande senso e demonstrando interesse pela cultura, conquistou logo a confiança do Diretor.
         Após concluir os trabalhos de medição na Colônia Xingú e em Boi Preto, Brüggemann trabalhou em Erval Seco, enquanto sua familia permanecia na casa do negociante Antônio Zanata na Boca da Picada.  Quando o Diretor Faulhaber por ali passou, a cavalo, convidou Brüggemann para acompanhá-lo através da Picada do Prado até Porto Feliz.
        Depois de atenta observação dos trabalhos em andamento e detalhadas conversações, ele deveria assumir a administração da Colonia e a direção dos trabalhos de medição, logo após a chegada de sua familia.       (continuação segue...)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário