quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Continuação - A familia Pioneira

        Fundação de Porto Feliz, escrito por  Arno Koelln - Mondaí

         Enquanto isso, no lar da ramília Brüggemann ardiam as velas de Natal num arbusto de alegrim.  Era o primeiro Natal às margens do Rio Uruguai, em Porto feliz. Na solidão da mata ecoava o primeiro hino de Natal.  Brüggemann tocava em seu violino os acórdes do "Noite Feliz".
         Com Ricardo Brüggemann, nascido a 26 de fevereiro de 1891, em etgersleben, na Alemanha, chegou à nova Colônia seu primeiro e legítimo pioneiro, cujo nome mais do que qualquer outro se identifica com seus mais de cinqüenta anos de existência.
        Trabalhando inicialmente na administração da Colônia e como chefe dos trabalhos de medição, nos anos seguintes sempre ocupou posições de destaque na vida cultural, religiosa, social e comunitária, inclusive o de Prefeito Municipal.
        É sumamente característico e simbólico para este pioneiro e cidadão n.o 1 de Mondaí, que ainda hoje o encontramos, apesar de já contar mais de oitenta anos de idade, debruçado sobre sua mesa de desenho, em constante trabalho, sob o retrato do seu antigo diretor Faulhaber.
            (continuação segue em 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário