sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

No "FAR_WEST"

...Continuação Fundação de Porto Feliz
   Ao despedir-me de Faulhaber em Neu-Wittenberg, esse contou-me que na embocadura do Rio das Antas no Uruguai, morava um "Senhor" que dominava todos os negócio com madeira e quie, há pouco, teria asaltado um trem pagador e liquidado o agente e grande parte do pessoal.  Seria, portanto, muito bom se o procurássemos, tratando-o cordialmente para evitar maiores dificuldades.  Ele teria um grande número de capanga.
   Depois de armadas as barracas e tratados os nossos animais Gueneberg e eu pusemo-nos a caminho com o objetivo de visitar aquele "Senhor",  o Zeca Vacariano.  Era conhecido sob esse nome, mas seu verdadeiro era outro, talvez Oliveira ou algo semelhante.
   Encontramos um grande rancho, pintado acal, e, após as apresentações, fomos recebidos cordialmente.  Ele era baixo, gordo, marcado por cicatrizes da varíola,  um intelectual e, sem duvida alguma, uma personalidade.  Inicialmente pensei que teríamos dificuldades de entendimento, pois eu vinha da Argentina e, como segundo idioma, só conhecia o espanhol. Mas como Zeca Vacariano seguidamente negociava madeiras em São Tomé, na Argentina, também sabia um pouco de espanhol.
            (Continuação segue...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário