quinta-feira, 27 de junho de 2013

ONDE SE CANTA...

Nome: Elimar Artur Bader
Data nascimento: 03,08,1934
Escolaridade: 3o. serie Primário
Profissão: Comercio / Construção Civil
Aposentado: por tempo de contribuição

     O coral tinha como lema: " Alegria e canto a vida inteira".
Também cantavam nos cultos e enterros. Quatro de seus participantes faleceram em consequência do tifo já no primeiro ano de sua existência.
     A vida social, as danças, as noitadas artísticas, o teatro, tudo girava em torno da Sociadade de Cantores, que despunha de ótimas vozes. Basta lembrar Fritz Birkholz, que de pois morrera de uma maneira trágica, ede seu amigo Peter Koch, o fenomeno tenor, que, que, devido a sua bela voz, recebera na Alemanha excelentes propostas às quais renunciara para procurar uma nova pátria na mata virgem.
     Sob a direção de Erich Schild o coral teve seu rendimento máximo.  Foi ensaiado o Hino Nacional Brasileiro, que háo pouco tempo antes havia sido composto para corais a quatro vozes.  Para ensaiar o Hino , cada cantor teve que ir individualmente na casa do dirigente.
      Havia lugar para festas à beira-rio, onde foram preservadas as velhas árvores de sombra.  De lá a "saudação dos cantores" ecoava com bastante ímpeto sobre o grande rio e suas margens cobertas de densas florestas.  Cantavam: "Por que estais afastados, tu e tu?   Vinde, seis mãos trabalham mais que duas...", uma das suas melhores canções.   Em todos os festivais de coros, como participantes sempre muitas ativos, os cantores de Porto Feliz conquistaram os primeiros premios.
                           (continuação segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário