terça-feira, 16 de julho de 2013

ACONSTRUÇÂO DA ESTRADA DO PRADO

      


         (continuação fundação de Porto Feliz editado por Arno Koelln - Mondaí)
     Os trabalhos de construção da estrada, cujo traçado o agrimensor da Empresa, Ernesto Fertsch, já tinha definido,  foi iniciado e concluído com a maior rapidez.
      Sob entusiasmo geral, no dia 28 de janeiro de 1926 chegaram os primeiros veículos.  Tratava-se dos automóveis de Krummenauer, Wofgang Löw, Bruno Dombrowski e de dois carros de carga da Empresa, todos recebidos festivamente.
     O tráfego pela estrada recém aberta passou a ser intenso.  Walter e Willy Faulhaber, filho e sobrinho, respectivamente,do diretor da Empresa, ficaram encarregados dos caminhões da mesma.
      As firmas comerciais como Waldemar Glufke e Athanásio Schick e outros não tardaram em adquirir os seus cargueiros.  Por via terrestre os madeireiros Leopold e Wolfgang Löw, Schrage& Filhos e Emilio Schrägle, puderam então entrar com locomóveis para suas serrarias em Porto Feliz.
      O complicado e perigoso acesso à colônia por via fluvial estava eliminado, o problema mais importante de sua sobrevivência parecia resolvido.   Na realidade, esta estrada, chamada"estrada do sertão", por toda sua extensão de 40 Km passar pela mata virgem, continuou sendo a grande preocupação durante décadas.
       Após cada precipitação pluvial a estrada se transformava num leito de barro, que, apesar de repetidos retoques e da construção de pontilhões de madeira roliça, só era transitável com muito sacrifício.   Nessas precárias condições, uma viagem de Porto Feliz a Barril (Frederico Westphalen) levava três ou mais dias.
                         (segue continuação)

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