domingo, 28 de julho de 2013

MORTE DE FAULHABER

                (Continuação Fundação de Porto Feliz - escrito por Arno Koelln -Mondai)
      O Diretor Faulhaber teve que entregar a direção do Empreendimento Dr. Herrmann Mayer, com sede em Neu-Württenberg, a seus colaboradores.  Igualmente não se encontrava mais em condições de participar ativamente do corpo docente de sua escola. A esta o professor e instrutor havia se dedicado de corpo e alma.  Era agora diretor da Empresa Chapecó-Peperii Ltda. esse novo cargo exigia dele o máximo. A Empresa apresentava uma série de problemas e particularidades que representavam ao experiente colonizador grande sacrifício, que exigiam empenho total.
     Era necessário realizar inúmeras viagens aos distantes centros do enorme país, discussões difíceis tinham de ser travadas até que as novas terras às margens do Rio   Uruguai haviam sido legalizadas e liberadas para a colonização. Os agitados dias da Revolução e a passividade que muitas vezes, reinava nos órgãos públicos, deixaram-no com os nervos à flor da pele. Mesmo assim não desanimava frente a resistência e decepções.  Tinha certeza de que se encontrava no caminho certo.  Visava trabalhar em favor do progresso do Brasil e em honra à reputação dos imigrantes alemães.  Para tal era capaz de dar o maximo de sí.  E é esta a razão pela qual colaboradores e colonos confiavam totalmente em sua palavra.
     Inicialmente alegrara-se com o crescimento da nova colônia que então já havia fundado a primeira escola em Porto Feliz.  Sabemos, porém, que com a chegada dos cavaleiros de Prestes alastrara-se o tifo com suas graves conseqüencias por toda a região.  Esse golpe o colonizador jamais superou.
          (continuação segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário