quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A criação de Porto Feliz - hoje Mondaí.
Um pouco da história de Mondaí iniciando com sua fundação: em 20 de Maio de 1922

Sua primeira Expedição de Colonizadores:
Um ano após a anexação do território do contestado ao Estado de Santa Catarina, em 1917, seguiu-se a fundação do município de Chapecó.  Chapecó mostrava a leste, na região da velha Colônia Militar, raros vestígios de cultura. O interior do município era totalmente inexplorado, assim como toda a região a oeste e até a divisa com a argentina. Essa parte de nosso território, que fora anexada graças à habilidade diplomática do Barão de Rio Branco, continuava inexplorada, no seu sono de bela adormecida.
     A idéia de integrar essa região de difícil acesso definitivamente ao território brasileiro partira daqueles homens corajosos que, nascidos na Alemanha e na Áustria, haviam se fixado no Rio Grande do Sul há décadas.  O primeiro passo para a concretização da idéia foi o de conhecer a terra que pretendiam colonizar.
     Friedrich Kreiser, Hermann Flad, Adolf Stangler, Anton Honaiser e Hermann Faulhaber partiram no início de dezembro de 1919 de Nonoai, situada As margens do Rio passo Fundo, afluente do Rio Uruguai, utilizando duas canoas provisoriamente pregadas uma à outra.  Desceram o Rio Uruguai com o improvisado meio de transporte a fim de tomar o primeiro contato com a terra de seus sonhos.

Elimar Artur Bader


Nenhum comentário:

Postar um comentário