terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Fundação de Porto Feliz

            (Continuação História de Fundação de Mondaí - Escri. por Arno Koelln)
 
    Pode-se considerar como data da fundação de Porto Feliz o dia 20 de maio de 1922 que ao mesmo tempo marca o início da colonização do extremo oeste de Santa Catarina.
     Neste dia, Faukhaber, na qualidade de diretor da Empresa Chapecó-Peperí Ldta. pisou as terras da nova colônia para determinar o local de sua sede.
    O Diretor Faulhaber partiu de Nonoai na pequena lancha a motor de Camillo Picoli. Seguiu Uruguai abaixo acompanhado por seus homens de confiança, os colonos Jacob Schüler e Friedrich Forbrig, de Neu-Württenberg, assim como o agrimensor Victor Alberto Webering e o comerciante Francisco Martins, de Palmeira.
    Na foz do primeiro ribeirão, abaixo do Rio das Antas, havia, no alto do barranco, um rancho abandonado por balseiros.  Em frente, no lado riograndense, vivia um único morador, Ernesto Scherer.  Era apaixonado caçador e já havia percorrido as matas de ambas as margens do Uruguai.  Podia, assim fornecer informações preciosas.
    O Diretor Faulhaber decidiu-se, apos dois dias de minuciosas verificações, pelo amplo vale localizado às margens do ribeirão Capivara, fixando juntamente com o agrimensor Webering, os limites da futura povoação: desde a foz do Rio das Antas no Uruguai até a embocadura do ribeirão Laju e, seguindo pela margem do rio, em direção ao sul, até a foz do riacho que deságua no Uruguai diante da ilha do Pão de Açucar.
    Juntamente com Jacob Schüler, o mestre carpinteiro, foi determinado o local para a construção do primeiro prédio da administração, situado próximo ao porto.  Uma pequena elevação, rio a baixo, foi escolhida para a edificação do primeiro barracão de imigrantes.
    Faulhaber sugeriu que a futura sede fosse denominada "Porto Feliz", sugestão que, alguns dias depois, foi aprovada em Carazinho em reunião dos demais sócios da empresa colonizadora.   (continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário