Continuação Fundação Porto Feliz escrito por Arno Koelnn - Mondai.
O carroceiro Serafim Inácio fora encarregado de receber a pesada carga de seis mil quinhentos quilos na estação de Santa Bárbara e de transportá-la com cinco juntas de bois, via Palmeira, pela estrada do Mel, até o Rio da Várzea.
O velho carroceiro já vivenciara muitas aventuras, porém essa viagem ficou gravada em sua memória até o fim de sua vida como uma das piores que já havia feito. Não só porque as pesadas rodas de ferro da máquina se enterravam continuamente na lama, mas também porque a mesma ameaçava virar a cada instante. Os cavaleiros que, casualmente, encontravam o estranho comboio, Zombavam: "Parece que saiu a nossa estrada de ferro, tão prometida, vejam que o primeiro trem está chegando"!
Serafim não se deixou perturbar, até que seu "trem" descarrilhou. Apesar de todas as precauções, aconteceu o imprevisto. Encontrando-se numa descida, falharam os freios e o locomóvel disparou, caindo num profundo fosso, sepultando sob o seu peso as juntas de bois.
Só depois de algum tempo foi possivel reparar os danos e prosseguir no transporte do locomóvel, já contando com o acompanhamento dos sócios Fridrich Kreiser e Anton Honaiser. Ao chegarem ao Rio da Varzea, estes efetuaram o pagamento do sofrido carreteiro Serafim, mas, para encaminhar o transporte do locomóvel rio a baixo, foi necessário aguardar uma cheia para que se pudesse transpor os perigosos saltos do Rio da Varzea.
(Continuação segue...)
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