quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

REFUGIADOS

      Continuação; Fundação de Porto Feliz.
     Conta o pioneiro Huberto Koelln: 
     Fiquei encantado com o Uruguai logo que o ví pela primeira vez em 1908.  O principal motivo que me levou a vir de mudança para o baixo Rio da Várzea, em 1921, foi a notícia de que seriam colonizadas as terras à margem direita do Uruguai, ao lado oposto às Águas do Mel (Iraí), sob a direção do homem de quem meu pai fora a pessoa de confiânça até sua morte.  Afogou-se numa enchente desse mesmo Rio da Várzea.
     O nome Faulhaber bastava para inspirar confiança.  O que mais me interessava era a oportunidade que meus filhos teriam para freqüentarem a escola na nova colônia.
     Inicialmente estive instalado em terras do governo, junto à estrada para Iraí, perto da barca, podendo acompanhar o desenvolvimento de 1923, dirigi-me a Porto Feliz para certificar-me do bomandamento dos trabalhos, visando a chegada dos novos colonos. 
     Nesse meio tempo, surgiram boatos de revolução. Para acalmar a população, veio de Palmeira um destacamento armado, contando com a presença de alguns políticos.  Pronunciaram longos e comoventes discursos e levaram, "como voluntários", filhos de colonos e seus cavalos. (continuação segue) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário