terça-feira, 22 de janeiro de 2013

REFUGIADOS (continuação)

              Continuação-Fundação de Porto Feliz:  (Arno Koelnn)
     Em casa, minha mulher ouvira o tiroteio e já estava a par dos acontecimentos.  Pôde ainda esconder, na mata próxima, os cavalos, as vacas e os objetos de maior valor que possuíamos, antes que os saqueadores invadissem o pátio.  Pusseram o facão ao pescoço de minha mulher, perguntando: "onde está o Sr. Huberto?  Nós haveremos de encontrar o maldito chimango e fazê-lo em pedaços..."  Os meus filhos tremiam e choravam, agarrando-se à saia da mãe.
     Os maragatos saquearam o que puderam, não poupando nem mesmo os brinquedos das crianças.
     Após sua partida, eu conduziria o gado salvo a Porto Feliz, pondo-o em segurança.  Minha família ficaria na casa dos Porsch, para onde um conhecido deveria levar as coisas que haviam escapado às garras dos maragatos.
     Mas a canoa, sobrecarregada, virou na corredeira.  Minha mulher, que seguia pela margem, aiunda ouviu o barulho e os altos lamentos e chamados dos canoeiros.  E lá se ia o resto dos nossos bens.
     Em junho de 1923, chegamos a Porto Feliz, com pouquíssimos bens materiais, mas com a corragem de trabalhar e de construir um novo lar na nova terra à margem do Uruguai.  (continuação segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário