segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

QUEM VAI ALIMENTAR O MUNDO?

      Continuação;
No decorrer dos anos, a palavra "sustentavel" saiu dos limites da silvicultura e foi difundida em outros âmbitos, para descrever métodos de produzir riquezas sem esgotá-las; para defenir um desenvolvimento capaz de suprir as necissidades básicas da geração atual, sem comprometer o subrimento dass necessidades de gerações futuras. Assim, a palavra "sustentavel" migrou para fora do seu lugar vivencial e caracteriza um desenvolvimento que não escota os recursos naturais e que permite que natureza se recupere.
      Konrad Weidner mostraria ao seu antecedente visitante os rastros de veados, javalis, raposas e outros animais silvestres. Diria-lhe que o número de exemplares permaneceu o mesmo durante séculos, porque todos os proprietários praticaram uma caça sustentável, ainda que não conhecessem esta palavra. Comeram bons assados dos animais abatidos, mas nunca ameaçaram a preservação das espécies.
      Hoje, falamos em Desenvolvimento Sustentavel. O termo nasceu nas reuniões da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, para discutir e propor meios possíveis de realizar dois objetivos que se completam: o desenvolvimento econômico e a preservação do ambiente natural. No Relatório de Brundtland, apresentado por essa comissão, em 1987; a definição foi levada ao público pela primeira vez. Cinco anos depois, foi difundida amplamente na Conferência das Nações Unidas, realizada no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente.  Nesta oportunidade, foi criado um programa de intenções ambiciosas, que se tornou conhecido como Agenda 21, e que visa encontrar soluções para preservar o ambiente natural no corrente século.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário