terça-feira, 20 de agosto de 2013

DROGAS: SUAS CAUSAS E EFEITOS

                                            Apresentação

            Em nossas vidas, muitas vezes, nos vemos diante de encruzilhadas, obstáculos, de decisões difíceis de serem tomadas.   Geralmente tentamos fazer a escolha certa, ou aquelas que achamos ser a mais adequada no momento.
            Infelizmente, em nosso mundo não faltam pessoas inescrupulosas que se aproveitam da crise moral de adolescentes e fazem o possível para atingir o seu ponto fraco e levá-los ao terrível consumo de drogas.
             Ao falar sobre drogas hoje, os pais expressam uma das suas maiores preocupações.  O medo é justificável:  a popularidade das drogas entre crianças e adolescentes é cada vez maior.  A dependência pode destruir relações familiares e amizades.   Provoca danos irreversíveis e até, em casos extremos, a morte.O alarme, porém, só toca quando as drogas já estão dentro de casa.
             Acreditar que seu filho nunca vai se enmvolver com drogas é um grande perigo.   Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, têm mais chance de usar drogas as pessoas mal informadas sobre o assunto.
              O alcoolismo é um dos principais problemas da nossa sociedade.  O álcool é uma droga como a heroína, a cocaína e o crack.  Altera o estado mental da pessoa que o utiliza, levando-a a atos insensatos, muitas vezes violentos.  Pior, causa mais problemas à família e á sociedade.  Além dos problemas com violência e direção, o álcool pode provocar diversos malefícios ao organismo.  
                  Preocupados com a r´pida expansão das drogas, desejamos através desta coletância de informações, alertar aos pais e à sociedade em geral sobre o poder de destruição que trazem na sua essência, e que ao entrarem nos lares desestruturam as familias e demais segmentos da comunidade.
                  è certo também que, quando se trata de drogas, tudo fica mais difícil.   Afinal, trata-se de um assunto tão polêmico quanto proibido, o que desperta a curiosidade natural nos jovens, que muitas vezes ficam confusos, sem referências que possam ajudá-los a se informar.
                  Nesse sentido, proclamamos às entidades e aos poderes públicos constituídos para prepararem, principalmente os pais, para conversarem sobre drogas com seus filhos.
                  Quando um jovem se sente próximo da família, tem menos chances de se envolver com álcool, cigarro e outras drogas. Os pais devem fazer os filhos enxergarem as drogas como um problema sério e ensiná-los a dizer não.

                     Esta cartilha apresenta informações básicas, portanto, para que cada leitor possa refletir sobre essas questões complexas e delicadas.
                                                                          Ernani Vito Utzig - CL. e Relator

Nenhum comentário:

Postar um comentário