domingo, 3 de março de 2013

1924 - O ANO DA ESPERANÇA

          Continuação Fundação de Porto Feliz  - (Arno Koelln)
     Finalmente voltara a paz.  As estradas foram novamente liberadas para o tráfego com o que, a partir do mês de fevereiro, começaram a chegar os imigrantes.  Como os seus antepassados há exatamente 100 anos, sobre as planchas dos veleiros que, com esperança e temor, vinham ao encontro da nova e desconhecida pátria, assim afluíram de Neu-Wirttenberg e das "velhas colônias" do Rio Grande do Sul e chegaram como novos imigrantes da Alemanha.
     A chegada dos imigrantes tornou-se intensa, que podia ser comparada a uma moderna migração em grande escala.  ininterruptamente caminhões de carga transportaram famílias de colonos até o Rio da Várzea, onde as suas bagagens, depositadas ao ar livre, elevaram-se aos montões.  A partir dali, a viagem em canoas sobre carregadas, pelas perigosas e turbulentas águas do Rio da Várzea e do Uruguai, constituía-se na aventura do século.
     Para vencer a continuada afluência, foi preciso incorporar ao lado do barco "Timbaúva", uma flotilha de canoas. (continuação segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário