quinta-feira, 14 de março de 2013

A COLUNA PRESTES


Casa Glufke foi uma das primeiras casas constrída. Primeira casa comercial construída em 1924, onde todo o comercio era consentrado, e também era o local de encontro.
Esta casa ainda hoje existe, e deveria fazer parte do Patrimônio Histórico Cultural  de Mondaí não fosse a falta de interesse pelas coisas do passado - em preserva-lo e passar aos mais jovens - de nossas autoridades municipais de Mondaí.

          Continuação Fundação de Porto Feliz. de Arono Koelln
     A Auto-defesa não tinha recebido nenhuma instrução tática ou estratégica das forças legais, nem havia recebido auxílio ou recomendações de como deveria se portar.   Ela fora constituída para a proteção pessoal dos colonos e suas propriedades. À sua frente, entretanto, encontrava-se um exército regular.
     Brüggemann e Kloschewski negociavam na boa fé de, por modo diplomático, proteger Porto Feliz contra qualquer dano, e assim deram o seu consentimento aos planos de Prestes.  Desde já os oficiais requisitaram o barco a motor "Otto" e, a seguir, exigiram que os carpinteiros construíssem uma grande barca.
     Três dias depois apareceu no Porto Scherer, a vanguarda das forças de Prestes, o major João Alberto com duzentos homens de infantaria.  Além de bem armada, trazia consigo trinta metralhadoras leves com muita munição.
     Ainda no mesmo dia, sessenta homens embarcaram na lancha a motor, levando a "Timbaúba" como reboque para efetuarem um avanço para o reconhecimento da região rio acima.  Na embocadura do Rio Iracema, depararam com uma patrulha de Zeca Maia.  Depois de uma curta troca de tiros, os grupos adversários retiraram-se para as suas bases.
          (Continuação segue)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário