sábado, 9 de março de 2013

1924 - O ANO DA ESPERANÇA

             (Continuação, fundação de Porto Feliz - Arno Koelln)
     Em meio a esse sucesso empolcante, também a atividade cultural passou a ter repercussão.  Às margens do Rio Uruguai ressoavam as primeiras canções do Coral Masculino, fundado em agosto, por Ricardo Brüggemann que passou a ser o seu dirigente.  No dia 15 de setembro  Faulhaber inaugurou a primeira Escola da Comunidade Evangélica constituía-se sob a orientação do Pastor Ramminger.
     Era um início bastante promissor, levando em conta as dificuldades passadas e a despeito das ainda existentes.   O Diretor Faulhaber via confirmada a sua concepção a respeito da colonização, "Porto Feliz", parecia realizar-se.   
     Mas o destino preparara outro desfecho, pois os cavalos cujas ferraduras viriam a pisar e destruir as primeiras plantações, assim como tão belas esperanças de futuro, já se encontravam a caminho.
     A trégua, que tornou possível um trabalho tão profícuo, estava chegando ao fim.   Por ocasião do Natal, a festa da paz, os homens responsáveis da colônia organizavam a "Auto defesa" de Porto Feliz.      (continuação segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário