sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Criação Paróquia de Mondaí



A fundação de Porto Feliz (Mondaí) aconteceu em 20 de maio de 1922.   Um grande número de colonos vieram nos anos de 23 e 24.  Como Porto feliz éra para ser uma colônia evangélica, o Sínodo Riograndense quis informar-se desde o início sobre esta colonização, no oeste catarinense.  Então o Pastor.   Mummelthey fizera uma longa e difícil veagem de Monte Negro a Porto Feliz.  De volta a sua Paróquia enviou uma carta as lideranças de Porto Feliz, que dizia o seguinte: Na reunião do Sínodo, convocada para 27-29 de abril, hei de recomendar calorosamente a nova colômia.  
     A formação da comunidade foi mais demorada.  Em 28 de junho de 1925 apresentou-se os estatutos e em seguida foi fundada a Comunidade Evangélica de Porto Feliz e, filiado ao Sínodo  Riograndense em 30 de de Dezembro de 1926, que, em seguida, passou ao Status de Paróquia. ( a primeira casa paroquiál foi construída aina na década de 30.)
     Em seguida outras comunidades foram criadas e afiliadas à Paróquia de Mondaí,  como: Lajú, Piraju, Pinhal (Iporã de Oeste), Linha Antas, Mondaizinho e Linha Taipa.
     Posteriormente surgiram as comunidades de Vila Oeste (São Miguel do Oeste), Bandeirantes, Guaraciaba, Pinheiros, Cedro (São José do Cedro), Romelandia, Tobias, Índios, Guarujá do Sul, Salgado Filho e Palmassola
     Estas foram as comunidades atendidas pela Paróquia de Mondaíu, e o Pastor fazia suas visitas - até fins de 1952 montado numa mula- quando, então, a Paróquia adquiriu seu primeiro veículo motorizado, um Jipe com tração nas 4 rodas. (continuação segue)   
                                                   
                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário