quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

E A ODISSÈIA DO BARCO A MOTOR "OTTO" Cont.

Continuação Fundação Porto feliz:
     EmBarros, uma pesada carroça e dez pois os aguardavam para o prosseguimento da viagem.  Restavam ainda sessenta quilômetros até o Uruguai.  Entretanto, principiou a chover e as rodas da carroça comesavam a se enterrar na lama.  Avançava-se metro a metro, até que os bois não tinham mais forças para prosseguir.  Como num pessadelo, diziam: "Nós chegaremos tarde demais."  Queriam tocar em frente, mas nada adiantava.  Inúmeras vezes a carroça ficava atolada em mais de metro de lama.  Sem o esforço e prática do mestre Schüler não tería sido possível arrancá-la daí.
     Finalmente, depois de grandes sacrifícios, avistou-se o Uruguai.  Com toda a pressa, o barco foi alcatroado para torná-lo impermeável.  Mas com a viagem experimental surgiram novas complicações.  O motor falhou e não mais funcionou.  Em razão da quebra de uma válvula, a bomba de óleo falhara e um rolamento apresentava defeito. Continuação segue   (de Arno Koelln, Mondai)

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