quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Patrimônio Histórico e Cultural

     O município de Mondai assistiu, ao longo das décadas, a destruição de várias peças, sobretudo arquitetônicos, cujo valor histórico e cultural eram inestimáveis.
    Recentemente, imóveis de valor arquitetônico para a memória e de interesse turístico de Mondaí vieram abaixo, além de muitos outros que jazem abandonadas, sem qualquer proteção que lhes possa assegurar a perpetuidade para as gerações vindouras.
     Os erros do passado, em que não existia a visão conservacionista, não podem ser admitidos no novo milênio.
     Tão pouco a exploração imobiliária e o comercio clandestino de antigüidades podem prevalecer numa sociedade culta e civilizada.  Os prejuízos ocorridos são irrecuperáveis, cumpre à atual e às futuras administrações do Município conservar, preservar, e sobretudo criar mecanismos para que a especulação seja dirigida para o bem futuro, respeitando o passado e seus valores, legados que fizeram e fazem de mondaí uma cidade moderna e, respeitadora do Patrimônio Histórico e Cultural de Mondaí.
     No entanto, cabe  a administração Municipal criar o Ipham (Instituto de Patrimônio Histórico e artistico Municipal). É o que a sociedade está aguardando com muita ansiedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário